sexta-feira, 28 de maio de 2010

Projeto Quixote


O Projeto Quixote é uma OSCIP, sem fins lucrativos e é ligada à UNIFESP. Existente desde 1996, busca construir com crianças e jovens em situação de risco social, alternativas eficientes através da arte para os desafios cotidianos de suas vidas, como a violência, o abandono, a falta de referências e o abuso de drogas. Atua na região da Vila Mariana e Central - como a cracolândia - em São Paulo.

Em 1996, aliando a preocupação relacionada ao uso de drogas por crianças de rua a uma indignação enquanto cidadãos, um grupo de clínicos da UNIFESP se propõe a criar um projeto de atendimento, formação e pesquisa destinado a esta população.

O foco foi gradualmente ampliado, incluindo, crianças, jovens e famílias em situação de risco. Em 2000 tem início a Agência Quixote Spray Arte, um programa de Educação para o Trabalho através do graffiti. Nesta época, inicia-se também um programa de geração de renda para as famílias, a Oficina de Mães. Em 2005, o Quixote volta às origens, com atividades junto aos meninos (as) em situação de rua da "cracolândia", região central de São Paulo, e em 2007 inaugura o abrigo para essas crianças, localizado na Bela Vista. A Usina de Imagem, projeto que visa oferecer oficinas multimídias aos jovens atendidos tem seu início em 2006. Em 2005 inicia-se um processo de profissionalização da instituição. É estruturada uma área de captação de recursos, comunicação, comercial, administrativa e ensino e pesquisa.

ORIGEM DO NOME

No imaginário universal, Dom Quixote ficou conhecido como um ser ingênuo, sonhador...
Enfrentando moinhos de vento como se fossem dragões.
Face à monstruosa injustiça social que abandona e entristece muitas crianças e adolescentes no Brasil, o Projeto Quixote também nasce de um sonho: a afirmação da vida, da subjetividade, das potencialidades desses meninos e meninas.

O Projeto Quixote tem como missão transformar a história de crianças, jovens e família em complexas situações de risco, por meio de atendimento clínico, pedagógico e social integrados, gerando e disseminando conhecimento.

Um comentário: